Instrumentos, amplificadores & cia |
| Amplificadores | ||||
|
| ||||
| Amplificadores | ||||
|
| ||||
| Amplificadores e Caixas Acústicas | ||||
|
| ||||
| Amplificadores e Caixas Acústicas | ||||
|
|
De: "David Lopes Paredes" <dparedes.IPLAN§pcrj.rj.gov.br>
29/03/01 08:53
Assunto: [Audio List] Pre' para semi-acustica
Vcs saberiam me informar se o amplificador (e pre') que se usa em guitarras semi-acusticas sao os mesmos utilizados em guitarras comuns? Ou os amplis para instrumentos acusticos (violao) produz melhores resultados com ela ? Tecnicamente falando, qual seria a diferenca entre amplis 'comuns' para guitarra e os de intrumentos acusticos ?
De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
02/04/01 15:26
Nas guitarras eletricas, parte de seu timbre vem dos amplificadores e alto-falantes utilizados. Distorcao (harmonicos pares, de preferencia) e resposta limitada (entre 100 e 5kHz) sao mandatorios.
As guitarras semi-acusticas normalmente sao usadas sem distorcao, no maximo uma pequena saturacao (overdrive), para "arredondar" o som. O ideal para elas e' um amp valvulado "clean" (limpo) como um Fender antigo, e use sem distorcao. Na falta, um amp para violao (ajuste a equalizacao de acordo) pode dar melhores resultados que um Marshall ou Mesa-Boogie "brabo". Uma boa DI valvulada faz milagres numa guitarra semi-acustica, se bem utilizada (num amp transistorizado p/violao).
> Tecnicamente falando, qual seria a
diferenca entre amplis
> 'comuns' para guitarra e os de intrumentos acusticos?
O som dos instrumentos acusticos precisam ser reproduzidos fielmente. Baixa distorcao e resposta plana sao requisitos basicos. Exatamente o oposto de requerido para guitarras. Infelizmente, poucos se dao conta disso, e ja' vi' gente gastar uma nota em amps Marshall p/guitarra e usar em violoes ou teclados, achando que estavam fazendo uma grande coisa!!
Edu Silva . ES2 Audio
Salvador BA Brazil
De: "Julio Moreno" <ciego§ig.com.br>
03/04/01 13:29
Lembro ter ouvido um boato anos atras: em Nashville,
comecaram a usar o aparelho Peavey, aquele de teclados (KB ???), que tem
milhares por aqui, para instrumentos acusticos e deu certo... Alguem
experimentou ???
De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
04/04/01 05:03
Faz sentido.
Teclados, apesar de nao serem acusticos, precisam ser reproduzidos como tais, sem distorcoes e com resposta ampla. O unico senao, diz respeito 'a impedancia e sensibilidade de entrada. Para teclados, basta uma impedancia de alguns poucos K ohms, e sensibilidade da ordem de centenas de milivolts.
Um violao com captador passivo necessita de uma entrada com alta impedancia (centenas de K ohms, ou mais), e seu nivel de saida e' muito baixo (uns poucos milivolts). Nem todos os amps para teclados seriviram. Uma boa DI, booster, ou mesmo um pedal (para violoes, um chorus ou compressor sao indicados) ajudariam bastante a compatibilizar o nivel do sinal e impedancias.
No caso de um violao com circuito ativo, esses problemas nao existem. O pre' interno do instrumento cuida disso. Como o amp de teclados cobre com facilidade toda a faixa de frequencias geradas pelo violao, os resultados costumam ser bons. Ja' trabalhei assim muitas vezes (inclusive com amps Peavey para teclados, como o KB150) e tudo certo. Basta tomar cuidado com a equalizacao, para nao descaracterizar o timbre do instrumento. E quanto maior o amp, melhores serao os resultados - aqueles Peavey pequenos (como o KB15) tem muitos medios, soam artificiais e não servem.
Edu Silva . ES2 Audio De: "Trata" <tratakowisk§bol.com.br> De: "Donnovan Pereira" <Donnovan§hotmail.com> De: "Rodrigo Tazima" <rtazima§tazima.com.br> De: "Ivo Jose" <ivojose§pop.com.br> De: Marcos Monnerat <marcossos§ig.com.br> De: Rodrigo Martins <roqueiromartins§yahoo.com.br> De: "Fabricio Carvalho" <fabricvegas§onda.com.br> De: "fabricio_tiglath" <fabricio_tiglath§yahoo.com.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "fabricio_tiglath" <fabricio_tiglath§yahoo.com.br> De: "VH5150" <vh5150br§yahoo.com.br> De: "Ivo Jose" <ivojose§pop.com.br> De: Adriano Sánchez <adrianosanchez§terra.com.br> De: "Fabricio Carvalho" <fabricvegas§onda.com.br> De: André Ribeiro <andreribeiro§gmx.net> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "radome32" <radome32§hotmail.com> De: "Christian Gehlen Cândido" <chrisgehlen§pop.com.br> De: "Daniel Amato" <maestro§operaprima.mus.br> De: "KVG Audio" <kvgaudio§bn.com.br> De: Rodrigo Martins <roqueiromartins§yahoo.com.br> De: Henrique Falcão <hikelee§yahoo.com.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "walter_ullmann_00" <walter_ullmann§hotmail.com> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "walter_ullmann_00" <walter_ullmann§hotmail.com> De: Ivo José deA. Costa <ivojose§pop.com.br> De: Mauricio Domene <mbdomene§uol.com.br> De: "walter_ullmann_00" <walter_ullmann§hotmail.com> De: "Fabiano Formiga" <fabianisformiguis§ieg.com.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> Data: Wed, 5 Jun 2002 01:17:33 -0300 Data: Wed, 05 Jun 2002 11:36:14 -0300 De: "Fabricio Carvalho" <FABRICIUS§IEG.COM.BR> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> Data: Sun, 27 Oct 2002 23:42:59 -0200 Data: Mon, 28 Oct 2002 00:04:35 -0200 Data: Mon, 28 Oct 2002 00:12:25 -0200 Data: Mon, 28 Oct 2002 00:21:27 -0200 De: "Christian Tanto" <christian§marrari.com.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "Christian Tanto" <christian§marrari.com.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> De: "Gustaff" <d0013932§rla14.pucpr.br> De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
Salvador BA Brazil
01/01/03 13:19
Assunto: [Audio List] Set de Amplificadores
Olá pessoal, antes de mais nada gostaria de desejar um feliz 2003 para todos
e aproveitar o espaço para pedir uma ajuda na concepção de um set de
amplificadores e caixas que dessem conto do recado tanto para show e estúdio
ao melhor custo possível porém sem se perca a qualidade tanto nas
apresentações ao vivo como em estúdio.
Gostaria de informar que estilo musical de minha banda é de Rock, e nosso
repertório toca desde rock dos 60, como músicas punk e hardcore(a grande
intenção é que a potencia dos graves sejam bem fortes, não desejamos
perder o peso, porém que também não haja perda de qualidade dos agudos nos
solos)
Os Instrumentos utilizados são os seguintes:
Guitarra: Shecter S1
Baixo: Fender Jazz Bass
Mic: Shure Beta 58
No home-studio a plataforma utilizado é a DIGI 001 - Computador Atlhon XP
1700 e no momento estamos utilizando todos os instrumentos plugados em linha e
utilizando o plug-in amplitube para gravar o resultado até que é bom para
fazer demos.
A intenção é a seguinte pelo pouco conhecimento que possuímos em amps que
já tocamos em alguns shows e pelo valor aproximado consultado em algumas
lojas parece ser o set mais acessível:
Meteoro Vulcano (Guitarra)
Meteoro Star Black 15 ou Bass In concert 410 BS (Baixo)
Para os vocais e monitores de referência ainda não tenho idéia vi coisas
demais se alguém tiver uma dica agradeço
Gostaria de ter certeza da qualidade e confiabilidade desses amps para minha
necessidade... ou se é melhor ter calma aguardar um pouco o dólar baixar e
comprar algo melhor
01/01/03 15:37
Oi, se está pensando em qualidade e peso o Meteoro Vulcano é uma boa, é um
ampli barato e faz bastante barulho, eu tinha 2 no meu estudio, só que o
problema desse ampli e de todos da Meteoro é que naum aguenta muito tranco,
conheço umas 20 pessoas aqui na minha cidade que compraraum esse Vulcano e
TODOS deraum problemas, TODOS mesmo, em geral eles queimaum os falantes
direto, e tem um capacitor que sempre quebra na solda, acho que deve esquentar
muito, acabei vendendo um deles e o que me restou coloquei falantes mais
fortes e liguei em 16 homs ( eles vem de fábrica ligados em 4homs mas naum da
cero, sempre queima o falante).
o volume do som diminui um pouco em 16homs, mas depois dissu nunca mais tive
problemas com ele, só esse capacitor que quebrou na solda umas 5 vezes e nem
troquei mais, ja ta funcionando ha uns 4 meses sem ele sem problema. Portanto
se vc naum quer ter problemas com manutenção, fique longe de amplificadores
da meteoro, eu tenhu 3 Marshalls Vs100 e nunca me deraum dor de cabeça.
recomendo um bom mmarshall, mesmo que seja usado.
01/01/03 18:17
Olá Donnovan,
Eu tive o mesmo problemas tambem com um Marshall VS65, não sei se são os
mesmos capacitores, mas o problema que aconecia é que quebravam as soldas dos
eletrodos dos capacitores eletroliticos de filtro, por serem pesados e as
vibrações mecanicas acabavam compromentendo a solda. Refiz a solta e colei a
base deles na PCI com cola quente e até hoje (5 anos) não tive mais
problemas.
Rodrigo Tazima
10/12/03 18:40
Assunto: [Audio List] Re: amps de guitarra ,custo beneficio( Era Headroom
de amp de guitarra)
ola a todos,
Vendo que vcs discutiam amps de guitarra resolvi perguntar sobre uma duvida
que tem me tirado o sono (nem tanto). To querendo comprar um amp entre 60 e
100 watts para meu mini PA e entre as diversas opções queria um solid state,
por causa do preço e resistencia as pancadas. Estava pesquisando alguns
modelos e estou tendendo para o peavey studio pro 112, peavey bandit 112 ou o
peavey express 112 (esse mais pelo preço). Escutei um valvestate marshall e
achei muito ruim.
Entre outras marcas e modelos poderiam citar suas preferencias e/ou
experiencias com amps desse porte?
Desde ja obrigado.
11/12/03 00:13
Tem um site muito legal que é o harmony-central
http://www.harmony-central.com/Guitar/Data/#man
Vai pelas marcas e modelos e vc verá a impressão de vários usuários sobre
os bichos.
Eu tenho um Crate GX80 que acho bem legal, bem melhor do que esses Peavey que
vc citou, principalmente no som limpo. Também não sou muito fã dos
Valvestate da Marshall não... Gosto muito dos timbres dos amps da Fender.
Andam dizendo (ainda não testei) que os modelos novos da Meteoro estão muito
bons...
Agora, isso tudo é questão de gosto. Pegue entre as marcas mais aceitadas
pelo mercado (Marshall, Fender, Peavey, Crate, Laney...) analise os modelos
que se encaixem nas suas exigências, os preços e teste eles na loja.
11/12/03 02:03
Os amplis Solid State da Peavey tem a "TransTube Tecnology",que é a
equivalencia do projeto usado nos Marshall Solid State - a
"ValveState", e vc tem razão, os Peavey tem um som muito legal. É
sem duvida um dos melhores amplis pra guitarra. Já experimentou algum Crate?
Eles tb são bons pra som Clean e Crunch. Mas o melhor Solid State da terra na
minha opinião são os Fender.
11/12/03 11:12
Tem também os da Meteoro... dá uma experimentada no Vulcano (200 Watts) ou
no Jaguar (100 ou 200 W). se tiver um pouco mais d grana tem o Cristalino, 80
Watts RMS e é todo valvulado. e tem o preço de um importado
transistorizado...
11/12/03 12:31
"Ivo Jose" <ivojose§p...> escreveu
>
> Estava pesquisando
> alguns modelos e estou tendendo para o peavey studio pro 112, valvestate
> marchall e achei muito ruim.
Inicialmente seria interessante informar que tipo de som você procura. Vou
citar alguns acreditando que você procura um bom timbre distorcido, num amp
transistorado.
Qual foi o Marshall que vc testou?
Apesar do amp transistorado o pré dos valvstates são bons. No caso de
equipamentos usados, as vezes nem é o modelo que está soando ruim, e sim a
válvula do pré dele que pode estar sem condições de uso, devido a idade ou
cuidado com o equipamento.
Eu tenho um vs65r, gosto muito do timbre do pré, apesar de não gerar o drive
todo que preciso.
O peavey bandit também é muito bom. Mas eu prefiro a série antiga da
transtube, o timbre do drive é mais interessante, e não "frita"
tanto como essa série mais recente, e gera bem mais ganho que os valvstates.
Agora apesar de ser dito "híbrido", eu nunca achei um válvula lá
dentro! hehehe. Alguem poderia me dizer onde ela está escondida?
> Entre outras marcas e modelos poderiam citar
> suas preferencias e/ou experiencias com amps desse porte.
Já os fenders transistorados, eu nunca gostei do drive. Mas nada que um bom
sansamp ligado no power resolva, e isso vale para os outros dois supracitados.
hehehe
Agora tem uma série da Meteoro "Simulator 50/100w" que simula
timbres de amplificadores (fender, marshall e mesaboogie). Apesar da
simulação nao chegar perto, o timbre do drive é muito bom! Testei muito
rapidamente, mas gostei do que ouvi. Talvez seja a opção de melhor
custo/benefício. Esse deve ser bem mais barato que os outros.
Fabricio Carvalho
Fortaleza/CE
11/12/03 14:11
Ivo Jose escreveu:
>
> ... estou tendendo para o peavey studio pro 112, peavey bandit
> 112 ou o peavey express 112(esse mais pelo preço).
Não escolha equipamento pelo preço, ou vai se arrepender depois.
> ... Escutei um valvestate marchall e achei muito
ruim.
Você não é único. :-P Existem muitas maneiras de se tentar simular o som
de uma válvula num circuito transistorizado, e a Marshall não teve sorte em
sua tentativa. Já comentei sobre eles aqui há alguns meses.
Os Peavey Bandit (são vários modelos) estão entre os poucos amplis
transistorizados que valem a pena ouvir, e ganham longe dos Marshall
Valvstate. Esse 112 (é o mais antigo) seria a melhor escolha, não lembro de
ter ouvido outro melhor em sua categoria (transistorizado).
Mas tudo é uma questão de gosto pessoal, ninguém pode escolher um
amplificador por voce. Veja só:
Marcos Monnerat escreveu:
>
> Eu tenho um Crate GX80 que acho bem legal, bem melhor do que esses
> Peavey que vc citou, principalmente no som limpo.
Pois eu sinto justamente o contrário: é justamente no "clean" onde
achei o Bandit ganhar longe... O Crate me parece funcionar melhor com muita
distorção - para quem toca punk & cia, serve.
Cada ouvido, uma sentença: Uns preferem Crate, outros Fender, outros preferem
Marshall, outros Peavey, etc.
Moral da história: toque, experimente, ouça, compare. Compre aquele que
voce mais gostar (se estiver dentro de seu orçamento).
De: "fabricio_tiglath" <fabricio_tiglath§yahoo.com.br>
>
> Inicialmente seria interessante informar que tipo de som você
> procura.
Ele disse que procura um amp para o PA, logo deve ser para locação em
eventos com vários tipos de usuários, e não para ele. Precisa ser um
amplificador versátil. Mas a potência que ele citou (60 a 100W) é
exagerada, para pequenos eventos. 20 ou 30W seriam suficientes para fazer
muito barulho.
> Apesar do amp transistorado o pré dos
valvstates são muito bons. No
> caso de equipamentos usados, as vezes nem é o modelo que está soando
> ruim, e sim a válvula do pré dele que pode estar sem condições de
> uso, devido a idade ou cuidado com o equipamento.
O "som de válvula" não está no pré, mas no amplificador. Este
utiliza realimentação por corrente, simulando (mal) a interação entre a
etapa de saida e o falante. Funciona mais ou menos bem, mas só até o
amplificador clipar...
A válvula só serve para o drive, como um efeito. Nada que um pedal valvulado
externo não possa fazer melhor.
> Eu tenho um vs65r, gosto muito do timbre do
pré, apesar de não gerar
> o drive todo que preciso.
Como sabe que o timbre que voce gosta vem do pré? E o drive é dado pela
válvula: uma chinesa barata (carimbada com outro nome), talvez por isso não
tenha gostado. Experimente trocar por uma melhor, JJ/Tesla ou EI, por exemplo.
> Agora apesar de ser dito "híbrido",
eu nunca achei um válvula lá
> dentro! hehehe. Alguem poderia me dizer onde ela está escondida?
Junto com a dos Valvestate!! :-) Ela só existe nos modelos de 40W e acima,
nos menores não há válvula alguma (só no nome...).
abraços,
--
Edu Silva
11/12/03 19:54
Edu Silva <bahi0387§t...> escreveu
>
> A válvula só serve para o drive, como um efeito. Nada que um pedal
> valvulado externo não possa fazer melhor.
Era sobre isso que me referia. Não estava comparando o timbre de um pedal ou
preamp com válvula com um amplificador valvulado
> > Eu tenho um vs65r, gosto muito do timbre do
pré, apesar de não gerar
> > o drive todo que preciso.
>
>
> Como sabe que o timbre que voce gosta vem do pré? E o drive é dado pela
> válvula: uma chinesa barata (carimbada), talvez por isso não tenha
> gostado. Experimente trocar por uma melhor, JJ/Tesla ou EI.
Me referia ao preamp como contexto geral. Sobre a válvula, ela já foi
trocada duas vezes, não sei quais foram os fabricantes, porque na época não
tive o cuidado de perguntar, já que soube da importância do fabricante há
muito pouco tempo.
Sobre o timbre dos valvestates, não sei como o esquema varia de modelo para
modelo, mas nunca achei um timbre de um 4080, 8080, 40, qualquer um desses,
melhor que o 65.
abraços
Fabricio Carvalho
Fortaleza/CE
11/12/03 17:40
Tive uma decepção ao ouvir a série valvestate 2000, mais precisamente o
modelo AVT 275
http://www.marshallamps.com/images/avt2000/avt275.html
O amplificador soou pouco timbrado... longe de outros Marshalls que conheço.
A parte de DSP desses modelos tb parece ser frágil, porque já tive notícias
de 2 que pifaram.. simplesmente o processador para de funcionar e o ampli fica
sem nada... nem um reverbzinho, só os canais e a distorção.
O antigo Valvestate 8080 era um bom amplificador, pelo menos que eu me lembre.
O que cham do Valvestate 8080???
http://www.marshallamps.com/images/archive/valvestate1.html
Estou com a oportunidade de comprar um VS100 (que é a segunda série).
Alguém saberia dizer quais foram as mudanças da serie I para a série II???
Vale a pena pegar um VS100R (combo)???
http://www.marshallamps.com/images/archive/valvestate2.html
Ouvi um boato de que essa série (valvestate II) sofre de um problema: quando
aquece o amplificador pára e é necessário desligar e ligar novamente (mesmo
que rápido) para que volte a funcionar. É verdade???
Obrigado,
Victor
12/12/03 05:01
Pelo menos pra mim isso é verdade verdadeira. Ja trabalhei com dois amps
desses que deram exatamente esse problema relatado por vc.
11/12/03 14:42
Assunto: [Audio List] Opiniões: Amp solid state (era amps de guitarra, cus to
beneficio)
Caros colegas,
Já que estamos falando de experiências com solid state, vou defender a
opinião do colega Marcos quanto aos Crate, gostei muito dos amplificadores,
inclusive os menorzinhos.
Certa vez fiz uma comparação numa loja durante uma jam em que toquei
contra-baixo com um hartke kickback 12", um meteoro 12" (cópia do
hartke) e um crate 12".
O crate foi o que teve melhor desempenho, um timbre muito bom, graves cheios,
médios fáceis de serem regulados e agudos suficientes. Quanto ao hartke,
não sei, talvez aquele cone de alumínio... O som fica amarrado. Fica
parecido com subwoofer automotivo. Quanto ao meteoro terrível...
Ressonâncias que melavam o som para baixo dos 50~60 Hz, sem contar que não
consegui segurar o som com a bateria junto...
Esqueci de um detalhe, todos estavam na mesma faixa de potência 50~60W.
Vejam, foi uma análise apenas com amplificadores pequenos para contra-baixo.
Por outro lado, o guitarrista da minha banda ficou em dúvida entre um
fenderzinho, cujo não me lembro qual era e um Crate 30W para guitarra, muito
bom este último para estúdios e estudos, barzinhos... Quanto aos meteoros,
aposto mais nos valvulados deles, como por exemplo o jaguar, estão com um
timbre muito bom.
Adriano Sánchez
12/12/03 05:41
Adriano Sánchez escreveu..
>
> ... Quanto aos meteoros, aposto mais nos valvulados deles,
> como por exemplo o jaguar, estão com um timbre muito bom.
O Jaguar só tem o pré valvulado.... assim como o vulcano.. a linha com
valvula no power e no pré da Meteoro são o Cristalino e o V8 e V12 ..
Abçs!!
fabricio
Sou baixista e tenho hoje um cabeçote GK-400RB com uma caixa Hartke 410 (4 x
10") c/ cone de alumínio. Esse cabeçote tem 150W RMS (p/ caixas de 8
ohms)
Gostaria de saber sobre essas caixas da Meteoro com cone de alumínio, se dá
pra comparar com a sonoridade de uma Hartke, ou se alguém sugere algum
falante específico pra minha necessidade.
Outra: Já vi baixistas tocarem com um set de 2 caixas com 4x10" cada, em
vez do tradicional 4x10" + 1x15".
A dúvida é essa. Qual seria a configuração ideal pra segunda caixa, se
possível aliando praticidade e custo baixo, já que em alguns lugares que eu
toco apenas a Hartke é suficiente pra segurar a onda...
02/01/03 07:51
Assunto: Re: [Audio List] Caixa para Baixo
Oi André
Falantes com cones de aluminio são usados e apreciados em caixas para baixo
porque ressaltam naturalmente determinadas frequencias (alguns kHz), criando
picos na resposta que dão brilho ao instrumento e maior SPL.
Isso ocorre graças ao proprio material de que são feitos: a ideia de se usar
cones de metal veio da busca de um material que não se deforme com o
movimento de pistão por ele realizado, como acontece com materiais
tradicionais. Acontece que embora um cone metálico não se deforme
facilmente, tende a ressoar como um sino, mesmo cessado o impulso inicial.
Daí o som "metalico" que esses falantes exibem.
Por isso, nem pensem em usar tais falantes em P.A.: as ressonâncias do cone,
responsaveis por esse brilho são responsaveis por uma alta taxa de
distorção. Alem do que esses cones sofrem de fadiga metálica e costumam se
romper com certa facilidade.
Não existem falantes nacionais de cone metálico para instrumentos, mas voce
pode procurar a linha automotiva da Arlen, com alguns modelos.
Uma alternativa - por mim adotada - é usar falantes de 10" comuns de
cone de papel, associados a um horn driver para altas frequencias de diafragma
metálico. Voce pode encontrar essa mesma solução em certas caixas p/ baixo
da GK, por exemplo.
> Outra: Já vi baixistas tocarem com um set de 2
caixas
> com 4x10" cada, em vez do tradicional 4x10" + 1x15".
4x10" dão bons graves, devido a gande massa de ar deslocada (maior que a
de um só falante de 15"), e com excelentes transientes graças aos cones
leves. Alem do que são mais eficientes - "falam" uns 3 ou 4dB a
mais.
> A dúvida é essa. Qual seria a configuração
ideal pra
> segunda caixa, se possível aliando praticidade e custo
> baixo, já que em alguns lugares que eu toco
> apenas a Hartke é suficiente pra segurar a onda...
Isso vai depender muito de seu baixo, amplificador e até de voce mesmo - de
sua "pegada" e ouvido. Só voce poderá dizer o que é melhor.
Mas como voce já tem uma 4x10" e na inexistencia de falantes
profissionais de 10" de cone metalico em nosso mercado, pode ser mais
vantajoso uma caixa com 15", ou mesmo 18" complementando seu set.
Edu Silva
ES2 Audio
18/06/03 02:30
Assunto: [Audio List] Amplificador Meteoro Vulcano
Olá, pessoal!
Alguém de vocês tem o Meteoro Vulcano? A distorção dele é tão horrível
mesmo ou eu é que não estou conseguindo timbrá-lo corretamente? Tenho um
Marshall VS 15 e é fácil, fácil achar um timbre legal para os ensaios. Sem
pedal, sem nada, só ele. A distorção é bem quente, bem legal. Pena que a
potência é fraca. Mas com esse Vulcano... Se eu aumento distorção um
pouco, fica chocho, se eu aumento um pouco mais, ele fica estranho, a
distorção dele é estranha! Será que as pessoas compram ele só pela
potência e ninguém o usa sozinho???
Alguém tem alguma sugestão de como equalizá-lo, como usar aquela
distorção para que dê para se ouvir algo decente, tipo aquela base da
"mama I'm coming home" do Ozzy ou a base da maioria das músicas do
CPM 22?
Valeu!
Rosana
18/06/03 14:06
Olá Rosana! O Vulcano é um amp bom, só precisa pegar uma certa manha. No
canal sujo (2) tente começar setando o ganho na posição meio-dia (compare
os controles com o display do relógio), bass em "tres horas",
middle em "meio dia" e agudos em "duas horas". Preste
atenção ao controle de contour, ele altera a frequência de médios. Gire
todo no sentido horário e o som ficará bem próprio para thrash metal. Va
girando ele no sentido anti-horário até timbrar como vc quer. Daí faça um
ajuste fino na equalização e no ganho do canal. Deixe o volume do canal no
valor 5 ou 6 e o master volume no 7. Se precisar diminuir use o volume do
canal.
[] Christian
22/12/03 20:16
Assunto: [Audio List] caixa fram
Ola lista, meu professor de piano comprou uma caixa amplificada fram. Ele me
disse que a caixa é demais: pequena, potente e de qualidade razoalvel boa
para som ao vivo, casamento, recepção. Alguém sabe dela? Tem alguma
similar? O preço que ele pagou na santa efigênia foi de 480 pilas..
daniel
05/11/03 23:11
Comé qui é???? Frahm????
> ...comprou uma caixa amplificada fram. Ele me
> disse que a caixa é demais
Como diria o Xaropinho: Raapaaaisss!!!!
>: pequena, potente e de qualidade razoalvel
Não....eu não acredito...
> O preço que ele pagou 480 pilas..
ÓÓÓ !!!!
O apocalipse chegou... O mundo acabou... Amanhã será preciso US$5 para
comprar R$1... Não... eu não li esse e-mail... Vou urgente vender minha
Macrotech e comprar uma Audio Design.... (*)
KVG
(*)Agora tó sendo radical...
06/11/03 04:30
Olá amigo, eu nunca ouvi o som dessas caixas mas tb nunca ouvi ninguem dizer
nada de bom à respeito
delas, parecem ser caixas de quinta categoria...
05/11/03 12:00
Eu comprei a pouco uma eletrola "Cinderela" da Frahm. Tem um
legalzinho os alto-falante sao novik .. mas ela tem no minimo uns 30 anos.
06/11/03 17:23
Daniel Amato escreveu:
>
> Ele me disse que a caixa é demais: pequena, potente e de qualidade
> razoalvel boa para som ao vivo, casamento, recepção. Alguém sabe dela?
É uma das piores em nosso mercado, se não for a pior.
Isso vem bem a ilustrar o que falei aqui há poucos dias, numa mensagem sobre
a Mackie CFX. Quando voce compra seu primeiro equipamento
"profissional", sempre o acha bom. Afinal, é novidade e dá pra
começar a trabalhar.
Só depois de um tempo (as vezes, depois de muito tempo...) voce começa a
perceber que algo está "faltando". Voce visita os estudios ou P.A's
de amigos e conhecidos, e percebe que o que eles usam é muito melhor. Nas
visitas às lojas, a situação se repete.
Só então é que voce percebe que aquele aparelho que voce comprou e tanto
admirava está limitando a qualidade de seu trabalho.
Mas até isso acontecer, voce já recomendou esse mesmo aparelho a um monte de
gente, falou muito bem dele, etc etc... E agora?
É por isso que não canso de repetir que para dar uma opinião segura sobre a
qualidade de um equipamento, não basta ter um - as vezes nem é preciso. O
importante é que voce já tenha comparado com outros concorrentes, só assim
poderá saber se cumpre mesmo o que promete ou não.
Não é preciso um sofisticado laboratório de análises, muitas vezes o velho
e bom "ouvidômetro" é o bastante. Uma simples comparação lado a
lado na loja mostrará muita coisa.
Experiência no uso em campo também é fundamental, em especial nos equipos
de P.A: uma mesa pode ter excelentes características escritas no manual, mas
se não resiste aos solavancos do caminhão todo fim de semana não irá durar
muito.
E por aí vai...
--
Edu Silva
07/11/03 09:25
Assunto: [Audio List] Uam coisa é uma coisa, outra coisas ... (era Caixas
Frahm)
Rapaziada,
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, certo ?
Estive lendo as mensagens sobre a tal caixa da FRAHM, onde 90 % dos
"_respondentes_" caiu de pau na mesma, mesmo sem conhecer o produto.
Pois bem, gostaria de tecer alguns comentarios :
1 - Acho muito errado esse tipo de atitude, criticar sem conhecer (ver obs ao
final).
2 - Cada macaco tem seu galho e cada empresa seu nicho de mercado.
Definitivamente, a maior parte dos produtos comercializados pela Frahm são
"_de_baixo_custo_" e de giro rapido, nunca se escondeu isso. Além
disso, inumeras empresas tem linhas "_populares_" e linhas
"_não_ populares_", as que devem sustentar a casa e as que devem
dar lucro. Pelo menos tres delas tem representantes oficiais que participam da
lista. Eu disse :
OFICIAIS e não camuflados como inumeras outras empresas.
3 - Dentro desse aspecto, pergunto se não é mais coerente, assumir esse lado
logo de cara, do que praticar a famosa "_embromoterapia_" tipica de
algumas outras empresas ?
4 - Frequentemente se comenta que esta ou aquela marca tem um produto DUCA,
otimo desempenho, relação custo-beneficio execlente, etc ... E eu fico me
perguntando se o cara que esta usando este ou aquele produto realmente tem
ouvido, ou competencia tecnica para fazer tais afirmativas, já que
testei/ouvi/utilizei varias deles e na verdade só não foram para o lixo, por
alguem insistiu em comprar, embora devidamente alertado sobre o bagulho que
estava levando.
Sei de alguns casos, de equipos citados nessa e em outras listas como sendo de
otima qualidade que :
a - Ou tiveram seus trafos "_explodidos_" em função de variação
brusca de tensão ou excesso de aquecimento ou por não suportarem a carga
especificada pelo fabricante, etc, etc ... E acreditem, ... Meninos Eu vi ...
!
b - Ou que as caixas de graves, literalmente se desmontaram depois de uma
chuva daquelas, e na montagem da caixa não havia um unico prego ou parafuso
ou grampo ...
c - Ou quando a caixa (amplificada) não amplifica sinal, só distorção,
d - Ou dizem que ela é copia perfeita da original, mas quando se olha por
dentro... Bem, dá vontade de chorar...
e - Ou dizem que aquele monitor (spot de palco) "toca melhor que o
original", usando falantes infinitamente mais baratos. Um parenteses, o
original usava um driver da TAD (TD 2001 se não me engano) e falantes de 12,
tb TAD, imaginem o custo do brinquedo. E alguem fez uma copia usando um driver
meia boa e falantes mais meia boca ainda.
f - Ou que o alto-falante desmontou depois de um show, simplesmente pelo fato
de terem errado a mão na quantidade de cola ...
Mas qual o motivo da "_bronca_". Simples, conheci um dos
responsaveis pelo desenvolvimento de varios produtos da Frahm. E posso dizer
que era uma pessoa que entendia e muito, daquilo que estava fazendo. E em
muitas de nossas conversas, sempre assumiu e fez questão de ressaltar esse
aspecto do mercado ao qual se destinavam / destina a maior parte dos produtos.
E que por questões diversas, disse não havia interesse em fabricar-se coisas
caras (quase high-end) e vende-las a preço de banana.
Resumindo, acho que quando se critica, devemos saber porque estamos criticando
e ter embasamento para isso, não atirar as pedras no ventilador, só pela
diversão.
Só para deixar claro, não conheço o produto, não sei se é bom ou ruim,
mas sei que é um equipamento de briga e não posso prejulga-lo sem conhecer
antes.
Abraços
Walter
PS : O nome dessa pessoa era Marcelo Frahm, que faleceu alguns meses atras.
Obs : No caso de "_tenicos_" de assistencias tecnicas, basta prestar
atenção na conversa deles ao analisar o serviço a ser feito. Já dá para
ter uma ideia da competencia ou incompetencia dele depois de uns 5 minutos de
conversa.
07/11/03 09:27
walter_ullmann_00 escreveu:
>
> 2 - Cada macaco tem seu galho e cada empresa seu nicho de mercado.
> Definitivamente, a maior parte dos produtos comercializados pela Frahm
> são "_de_baixo_custo_" e de giro rapido, nunca se escondeu
isso.
Segundo o colega que iniciou a discussão, a caixa Frahm que ele viu custou
R$480,00 na Sta Ifigênia (onde costuma ser mais barato que no resto do
país).
Nem com muito boa vontade posso chamar isso de "baixo custo", é
possivel comprar coisa melhor por esse preço.
--
Edu Silva
ES2 Audio
Salvador-BA
07/11/03 16:19
Concordo ! Mas qual a configuração da caixa? Seria tão comum assim? Vou ser
obrigado a checar.
Walter Ullmann
07/11/03 16:51
ola walter e lista, acho legitimo seu protesto. mas ainda fica a sensação de
que eu gostaria de ouvir as opinioes dos listeiros nuas e cruas. Vamos assumir
que aqui, nessa comunidade, nem todos conheçam todos então nem todos possam
ter a consideração que vc teve em enviar esse protesto. Isso pra mim tem um
lado bom, que é ouvir a opinião sincera, mesmo que as vezes exagerada. E
vale ressaltar que o direito de resposta nunca foi proibido ou reprimido de
nenhuma forma aqui na lista.
Ai vc pergunta, mas porque ele ta falando tudo isso?
É que as pessoas ficam inibidas e não escrevem mais depois de um puxão de
orelha desses, principalmente do senhor que é uma figura importante na lista.
Pra terminar, gostaria de dizer que posicionamentos tipo 'essa é uma mer..,
mas que porcaria!' ofende e deve ser evitado.
Um abraço, Ivo jose.
sáb 11:55
Sem reproduzir o que já foi escrito...
Acho que o melhor é tentarmos (por mais impossivel que pareça) o equilibrio
nessas questões.
Nem está correto, como afirmou o Edu, um cara não ter referencias de
comparaçnao sair dizendo que tal produto é o melhor, como tabém não é
correto, como o Walter argumentou, sair tacando pedra sem conhecer o produto,
e sua proposta.
É a mesma coisa que criticar uma placa SBLive pela falta de qualidade dos
conversores... pra que ela se destina? Pra gravações de estúdio pro,
bateria acustica, jazz? Claro que não!
Então não dá pro cara dizer que ela é maravilhosa, super pro sem ter
comparado com um Pro Tools, MOTU, Delta, seja lá o que for, e nem dá pro
cara sair descascando a piaba da SBLive, só porque está acostumado a usar
Pro Tools HD, mas nunca ouviu a SBLive.
Equilibrio... ainda que difícil, deveria ser nossa preocupação enquanto
profissionais.
Abraços
seg 09:21
Assunto: [Audio List] Re: Uma coisa é uma coisa, outra coisa ... (era Caixas
Frahm)
Ivo José deA. Costa <ivojose§pop.com.br> escreveu :
>
> ... mas ainda fica a sensação de que eu gostaria de ouvir as
> opinioes dos listeiros nuas e cruas.
Tb acho certo, mas desde que feitas com EMBASAMENTO e não fundamentadas em
coisas tipo "_acho_que_" ou "_não_vi_não_
_conheço_e_não_gosto_".
> mas porque ele ta falando tudo isso? É que as
pessoas ficam
> inibidas e não escrevem mais depois de um puxão de orelha ...
Não tem pelo que ficarem inibidas, mas se ficaram "_desarmadas_" é
por que tem algo de errado, não é ?
Abraços
Walter Ullmann
seg 00:06
Assunto: Re: [Audio List] 4 x 10" Versus 2x12" falantes
Uma pergunta mais ou menos dentro do assunto: entre 4 x 10" e 2 x
12" qual combinaçao fica mais pesada (mais grave e mais definida) para
uma caixa de guitarra de um guitarrista que gosta de som porrada? e tb eh
leigo no assunto.... e em qto ohms? Em 4 ohms o alto falante dá mais reposta
para os graves?
09:50
Mais grave e mais definida? Geralmente, uma coisa elimina a outra. Guitarras
não tem som grave, nem devem ter, ou "embolam". Suas caixas e
falantes devem ter resposta limitada de uns 80 ou 100Hz até 5 ou 6kHz.
A impedância nada tem a ver. Para um som mais pesado em guitarras, voce deve
pensar em um bom amplificador, com valvulas de qualidade. Lhe darão a
compressão necessária, isso é que importa.
Bons falantes também podem ajudar, mas não falo da resposta em graves. Aqui,
o que interessa (mais uma vez) é o efeito de compressão causado pelos imãs
de alnico. É uma liga especial, usada para falantes de instrumentos musicais,
mas muito cara nos dias de hoje, devido a escassez de cobalto, um de seus
componentes. Mais informações utilizando o mecanismo de busca na página MENSAGENS do site (procure a palavra alnico).
Edu Silva
De: "Fabiano Formiga" <fabianisformiguis§ieg.com.br>
Mas entao, o que é melhor para a guitarra com distorcao? 4 falantes de
10" ou 2 de 12" ? Os falantes da selenium sao legais?
De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
Tanto uma opção como a outra podem dar bons resultados, o que define não é
o tamanho do falante, como ja disse na mensagem anterior. O material de que é
feito influi mais. Já ví muita gente, ao recuperar caixas antigas, jogar
fora os falantes velhos e colocar novos, por achar que os originais eram
"muito fraquinhos".
Acontece que os falantes antigos para instrumentos tinham imâ pequeno porque
eram feitos de alnico, uma liga especial a que já me referi. Alem de mais
eficiente, ela tem uma caracteristica interesante que é a de comprimir o
sinal quando aquecida (ou seja, quando trechos mais pesados estão sendo
executados), o que dá uma característica toda especial ao som da guitarra.
No Brasil não são fabricados falantes com esse material, e mesmo no
exterior, são raros e caros. Aqui, a Selenium e Snake são umas das poucas a
fabricar falantes específicos para instrumentos. Experimente.
http://www.selenium.com.br
http://www.snakepro.com.br
Edu Silva
22/10/02 ter 08:52
Assunto: [Audio List] Problemas com a impedancia de um combo meteoro!
Olá Galera da lista!!
Sou guitarrista e tenho um combo Meteoro Vulcano de 200Watts e com 2
alto-falantes de 12" ligados em paralelo...
O meu problema é o seguinte.. como as vezes toco em bares pequenos o pessoal
reclama do volume.. o problema pé q se eu deixo ele muito baixo o som fica
horrivel e os graves somem... entaum pensei na possibilidade de desligar um
alto-falante e deixar o q sobrou virado para mim... mas como eles estão
ligados em paralelo não sei se posso simplesmente desliga-lo. Qual seria a
melhor opção ??? Visto q por enquano não posso comprar um combo menor...
Fabricio Carvalho
qui 18:19
Fabricio Carvalho escreveu:
>
> ... como as vezes toco em bares pequenos o pessoal reclama do volume..
> o problema é q se eu deixo ele muito baixo o som fica horrivel e os
graves somem...
É um problema comum. Muitos amplificadores só atingem um bom desempenho
quando devidamente excitados.
> .. entaum pensei na possibilidade de desligar um
alto-falante e deixar
> o q sobrou virado para mim... mas como eles estão ligados em paralelo
> não sei se posso simplesmente desliga-lo.
Desligar um deles não vai ajudar muito. Na verdade, como voce terá só um
falante funcionando, a resposta em graves será ainda pior.
Num amp transistorizado, não há problema em trabalhar com uma impedância
maior, logo voce poderia ligar os dois em serie, perfazendo 16 ohms. Assim, a
potencia maxima da seção de potencia seria menor, e voce
precisaria dar um maior ganho no pré, o que em teoria, poderia melhorar o
timbre de seu aparelho. Digo "em teoria" porque isso depende muito
do circuito do amplificador, não posso saber de antremão. Mas nada impede
que voce tente e avalie o resultado. Não vai danificar nada.
E a ideia de voltar o falante para voce é valida, e sempre procuro fazer isso
quando organizo um palco. Ajuda a manter o SPL em niveis razoáveis e o
guitarrista se ouve melhor assim.
Edu Silva
De: "Luciano <M>" <lmbarra§ig.com.br>
Assunto: monitor para teclado
Sou tecladista amador ha alguns anos e gostaria de uma opiniao sobre os
monitores profissionais para teclado. Ouvi falar muito bem dos Peavey KBA (60,
100, 300) e do Meteoro (Wector 300). Sua funcao seria apenas para uso em
casa, e eventualmente algumas apresentacoes em igrejas e ambientes tipo
"barzinhos".
Na sua opiniao, qual seria o melhor???
Luciano Martignago
De: "Luiz Reis - Cashnet" <luizreis§cashnet.com.br>
Luciano,
vou te contar a minha experiência quando fui comprar uma guitarra. Era minha
primeira viagem a New York e eu tinha pela frente nada menos que a famosa rua
48, no quarteirão dominado pelo comércio de instrumentos musicais. Andei,
escolhi, testei, mas todas as guitarras que testei, baseado somente nas marcas
da moda, ou não gostei ou eram muito caras. Conheci então um vendedor, que
por acaso falava português e era meu xará, que me colocou a seguinte
questão: quanto vc pretende gastar pra comprar a guitarra? Respondi US$ 450
ou um pouquinho mais. Ele então separou 5 guitarras nesta faixa de preço:
Ibanez, Fender, Aria Pro, Fernandes e Jackson. Ligou um amp Roland Jazz
Chorus, tudo flat, e só trocava de guitarra que eu ia testando uma a uma.
Fiquei com a Fernandes, pela relação custo/benefício. Ainda tenho a
guitarra, 14 anos depois. Valeu cada dolar empregado.
Então, visite o comércio e teste o aparelho que vc quer, aí vc saberá se
lhe serve ou não, pesando as características interessantes, como o timbre,
volume máximo, etc. e o preço do aparelho. O que lhe der mais pelo menor
preço deve ser o melhor.
Um abraço
Luizinho REF
De: "KVG Audio" <kvgaudio§bn.com.br>
Luizinho:
Mas vc também...chutou o pau da barraca....até uma Jennifer fica com som bom
num Roland....(risos). Vc também podia ser mais modesto e ao invés de
comprar essas guitarras "caras", podia ter ido comprar uma
Benedetto, D`Aquisto, D´Angelico ou quem sabe, uma Stromberg....(risos de
novo)
KVG
De: "Luiz Reis - Cashnet" <luizreis§cashnet.com.br>
Jennifer, também, é dose!!!!!!! Não toco tanto assim pra comprar as
artesanais, no máximo fui à loja do Matt Umanov, Greene St.
Abraço,
Luizinho REF (a.k.a. Klein Ludwig Referenz von Mauritzstadt)
06/11/02 18:05
Assunto: [Audio List] Amplificador para instrumentos
Posso usar um amplificador comum de PA para ligar uma guitarra, ligando
depois dos pedais ou dos processadores de efeiro? Tem um amigo meu que tem
aqueles processadores para guitarra, que simula som de valvula e tem todos os
efeitos possiveis posso ligar o em um amplificador de 100W por exemplo e
entào ligar na caixa?
08/11/02 17:31
Poder pode, mas o resultado não costuma agradar, pelo menos aos ouvidos de
guitarristas mais experientes, que já tocaram em bons amplificadores.
Primeiro porque esses processadores são meros arremedos, um quebra-galho,
apenas. Depois, parte do efeito vem da caixa em si (o movel), e seus
alto falantes. Um amp + caixa de P.A. não foi feito para guitarras.
É por isso que os guitarristas sempre preferem microfonar a caixa, a enviar o
sinal para a mesa, antes do amp.
Edu Silva
ES2 Audio
Edu,
Desculpe devo ter me espresado mal, a caixa é de guitarra mas o
amplificador e um destes de baixa potencia qua são usados em pequenos PA.s ou
em monitor. Como o guitarrista do Skank.
09/11/02 11:24
OK. Bem, neste caso funciona, mas vai depender bastante da qualidade dos
efeitos. É preciso que o amp tenha controle de volume, e observe se tem
sensibilidade suficiente. Amps de P.A. costumam ser pouco sensíveis
(necessitam de alto nivel de entrada), e pode ser que a pedaleira não consiga
excitá-lo totalmente. Na dúvida, experimente.
Ah, a caixa
Edu Silva
ES2 Audio
08/01/03 19:03
Assunto: [Audio List] Cabeçote para contrabaixo relação impedância x
potência
Andei verificando as especificações técnicas do cabeçote para contrabaixo
que possuo. É um Peavey Baisc 60 que possui 50 watts para 8 ohms. Gostaria de
saber se é possível diminuir a impedância do sonofletor para 6 ou 4 ohms
(trocando o atual por outro) visando aumentar a potência do cabeçote? Se for
possível há algum problema com a vida útil do equipamento
(superaquecimento, fadiga dos componentes, etc)
09/01/03 17:18
Se existir uma saida para caixa extra na parte de trás, voce pode
simplesmente ligar mais uma caixa. Caso contrário, evite fazer qualquer
alteração, pois isso significa que o amplificador não foi projetado para
tal.
Edu Silva
ES2 Audio
De: gorgar§mailbr.com.br
03/03/01 15:09
Assunto: [Audio List] 12AX7 de novo!!!!
Ola amigos. Gostaria que os amigos escrevessem um pouco sobre essa válvula (12AX7), ou informassem um site com leitura apropriada.
Fabricio Carvalho
De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
04/03/01 08:18
Alguns enderecos uteis:
Lynx Audio - http://www.audiolink.com.br/
Willie Walter - http://www.geocities.com/bourbonstreet/delta/7485/triodos.html
Datasheets
http://frank.nostalgiaair.org/sheets/082/e/ECC83.pdf
http://frank.nostalgiaair.org/sheets/093/1/12AX7.pdf
http://frank.nostalgiaair.org/sheets/093/1/12AX7A.pdf
veja tambem nossa página sobre instrumentos e amps: De: gorgar§mailbr.com.br Edu, eu tenho uma pedaleira RP-7 DigiTech (com uma 12AX7) e
um Marshall VS65R (com 12Ax7) tambem. Gostaria de saber se a soma
das 2 valvulas iguais desses equipamentos adiantaria alguma coisa. De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br> gorgar§mailbr.com.br escreveu: O resultado depende mais de como as valvulas sao utilizadas, e nao de sua
quantidade. Voce tem determinados efeitos na pedaleira, e outros no amp. Claro
que a pedaleira, sendo valvulada, seria mais util com um amp transistorizado.
Mas o fato de voce usar os dois não vai fazer o som ser "melhor"
que um equipamento de uma só válvula.
Edu Silva . ES2 Audio
http://audiolist.cjb.net/instrumentos.htm
Mensagens da lista sobre a 12AX7:
http://br.groups.yahoo.com/group/audio_list/messagesearch/?query=12ax7
O que pretende fazer com essas válvulas?
Edu Silva . ES2 Audio
Salvador BA Brazil
04/03/01 10:44
05/03/01 12:22
>
> Gostaria de saber se a soma das 2 valvulas
iguais desses equipamentos adiantaria alguma coisa.
Salvador BA Brazil
De: gorgar§mailbr.com.br
02/01/02 22:19
Assunto: [Audio List] valvula velha
Olá, goataria de saber se é recomendável que se troque válvulas
periodicamente de determinados equipamentos como preamps, pedais de
distorção, amplificadores,etc.
Queria saber também, se a válvula velha pode gerar algum tipo de timbre
especial, ou se em contrapartida, pode defasar o ganho (no caso do efeito de
distorção para guitarra).
A dúvida vale pra qualquer tipo de válvula, mas gostaria de saber em
especial sobre a 12ax7.
Fabrício Carvalho
De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
dom 15:28
gorgar§mailbr.com.br escreveu:
>
> Olá, goataria de saber se é recomendável que se troque válvulas
> periodicamente de determinados equipamentos como preamps, pedais de
> distorção, amplificadores,etc.
Depende do que voce chama de "periodicamente". Alguns aparelhos
precisam de substituição com maior frequencia que outros. Por exemplo,
válvulas de saida em amps duram muito menos que as de um pedal valvulado.
Regimes de trabalho pesado, com altas temperaturas, correntes e tensões
desgastam muito rapidamente os componentes.
> Queria saber também, se a válvula velha pode
gerar algum tipo de
> timbre especial, ou se em contrapartida, pode defasar o ganho (no caso
> do efeito de distorção para guitarra).
O principal sintoma da idade de uma válvula de audio é a perda do detalhe
e clareza nos ataques das notas, em especial das mais agudas. Alem disso,
voce percebe uma dificuldade maior em manter a sustentação dos acordes,
que perdem a presença.
As retificadoras quando esgotam-se, o som vai perdendo potência a cada dia,
até sumir.
É esse o "efeito" de uma valvula velha... :-)
> A dúvida vale pra qualquer tipo de válvula,
mas gostaria de saber em
> especial sobre a 12ax7.
Valvulas que trabalham com tensões menores duram mais. É comum os
fabricantes projetarem amplificadores com tensões proximas ao limite das
válvulas de saida, para obter mais potencia e timbre mais agressivo. As do
pre (12AX7) são poupadas, pois tensões altas demais não as fazem trabalhar
"melhor".
Por isso vivem mais, apesar de todas poderem durar em média, umas 3000 horas
de uso (uns 8 anos, se voce usar em media, uma hora por dia). Válvulas de boa
procedência (aquelas velhas Telefunken, Mullard, etc...) vivem 5000 ou mais
horas, enquanto as chinesas não chegam nem perto disso.
Uma dica para fazer suas valvulas durarem mais: instale uma ventoinha dessas
de computador no amp, soprando sobre as válvulas de saida. Elas devem
trabalhar ventiladas, e isso aumenta bastante sua vida útil.
Outra: use um estabilizador no AC, principalmente se o aparelho for importado
ou antigo. Muitos foram projetados para trabalharem com redes de 110 ou 115V,
enquanto que no Brasil atualmente temos 127V. O resultado é que temos
tensões na fonte bem mais altas que aquelas para as quais o amp foi
projetado. Por exemplo, 7V no filamento quando deveria ser 6,3V. Esse
"pequeno" aumento é suficiente para fazer seu amp durar alguns anos
a menos... :-( Mas não use desses estabilizadores de computador,
podem não agusntar - precisa ser daquele tipo antigo, um tranformador grande
com ajuste manual. Porcure nas boas lojas de material elétrico.
abraços,
Edu Silva
ES2 Audio
De: "KVG Audio" <kvgaudio§bn.com.br>
25/04/01 08:43
Assunto: [Audio List] vavulados nacionais
Falamos sobre os Giannini e Palmers e mais alguns, e ontem encontrei em uma eletrônica de um conhecido um Phelpa.
Não consegui ver o modelo, mas pelo que parece, usa doi falantes de 8'' e temmais dois furos. Perguntei como estava o estado do mesmo e ele disse que um dos canais estava queimado... Por acaso existiu algum modelo assim?
Como estava numa parte alta da estante e com acesso difícil, achei melhor não pedir para olhar. Esse foi o segundo Phelpa que vi, o primeiro estava em um ferro velho aqui perto. Dizem as más línguas que os Phelpa eram o "primo pobre"....
KVG
De: Sólon do Valle <svalle§bigfoot.com>
25/04/01 12:17
Phelpudo Edu KVG:
Sim e não. O amp Phelpa Apache (nome sugestivo, hein) foi o único nacional a vir equipado com eco de fita, além de ter reverb de mola e vibrato. Tinha 2 x 6L6 (o resto não me lembro) e 4 falantes de 8". O timbre era pior que o da Gianinni mas, naquela época de Ventures e Shadows, ficávamos nos babando com o eco!
A Phelpa também fabricava guitarras e baixos usáveis. O grupo The Jet Black's (São Paulo) era endorser da Phelpa, e era comum vê-los na TV tocando "Thunderball" com equipamento todo Phelpa. As guitarras eram fáceis de reconhecer: tinham o desenho básico da Strat, mas os captadores eram acionados com interruptores Pial, enormes!
Dignos de nota são os amps da Ipame, da mesma época. Eram bem simples, nenhum modelo tinha reverb e o mais potente tinha uns 17W. Mas o timbre... não havia nada igual!
Sólon - recordar é viver
De: "Chevell" <transbgr§zaz.com.br>
17/06/02 15:59
Assunto: [Audio List] Amplificador Warm Music
Estava esses dias vendo esse amplificador de guitarra numa loja, 200 watts de
potência por um preço interessante. Os amigos sabem alguma coisa sobre essa
marca, se é boa ou não?
Rafael Brinker
De: "Marcos Ski" <marcosski§pobox.com>
17/06/02 17:39
Sim!!! Usamos um para teste no Gian e Giovani. Muito bom pode comprar sem
medo.
De: "Eduardo Schoedler"
<eschoedler§yahoo.com.br>
14/10/02 07:52
Parecem que são muito bons, porém bem frágeis ...
Tem uma loja aqui na cidade onde moro que trabalha com esses amplificadores
... como são autorizados,
eles abrem um por um que chega para ver se não estão com algum problema
decorrente do transporte...
Abrem um por um !!!
até+
De: "lcsoa" <lcsoa§yahoo.com.br>
05/02/03 17:13
Assunto: [Audio List] METEORO X WARM MUSIC X STANER
Tô pensando em comprar um combo potente e que custe menos de R$2000, e to em
dúvida entre o Vulcano, da Meteoro, o 212GT, da Warm, e o Tube
One, da Staner, que experimentei estes dias e me surpreendi
positivamente, já que nunca tive boa impressão dos Staner...
Gostaria de ter algumas impressões da galera sobre estes amplis,
especialmente sobre o da Staner...
Leonardo Soares.
De: "Ricardo/Hi-Tec" <hitecaudio§hitecaudio.com.br>
05/02/03 19:41
Olá Leonardo,
Pelo som, pelo acabamento e pelo pós-venda e manutenção: STANER. Obs.: O
som é subjetivo, nunca compre sem ouvir.
Ricardo Pires
Hi-Tec audio service
De: "Luiz Reis - Cashnet" <luizreis§cashnet.com.br>
05/02/03 23:05
Só vou dizer uma coisa: comprei um Tube One! Dois fatores importantes:
1 - toquei minha guitarra nele, sem nada a não ser um cabo entre ela e o amp,
gostei do que ouvi; 2 - meu mestre e colega guitarrista Solon do Valle estava
junto comigo neste teste e me recomendou, pois o primeiro Tube One de série
pertence a ele.
Luizinho REF
De: "Kelpo" <kelpo§rjnet.com.br>
06/02/03 14:06
Leonardo, não sou guitarrista, mas estive uma vez na casa do mestre Sólon
quando ele estava testando um Fender(não lembro qual o modelo), um Laney e um
Tube One da Staner. O som de distorção deste foi o meu preferido, já o som
clean o Fender me pareceu melhor, não que o som limpo do Tube One seja ruim,
mas não é um Fender. Já os Meteoro eu tenho preferência por aquele mais
potente, acho que é o MKA ... não sei ao certo. É aquele superior ao MHA.
Em termos de custo/benefício eu compraria um Tube One.
Kelpo Gils.