Audio List: O portal do som, acústica, gravação, sonorização, eletrônica, instrumentos musicais  

Caixas e falantes  »  Tipos de caixas, marcas e modelos  »  Caixas tipo JBL 4520 / 4530 (scoop - tobogã)

Bookmark and Share

Recomende nosso site a um amigo    Recomende este tópico a um amigo
Audio List RSS feed para este tópico    RSS feed para este tópico
    Criar outro tópico
Página 1 de 1

Ler posts desde sua Última Visita
Autor Mensagem
Edu Silva

Administrador

Ter 25 Set 07 14:34
Caixas JBL 4520 / 4530 (tobogã)

(continuação do post http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=16186#16186 )

Citação:
"Os falantes rendem bastante quando eu uso numas caixas 1/4 de quad."

É o que chamam "tobogã" ou "escorregadeira", certo? A JBL 4530:

http://www.fareastconnection.net/index.php?id=4,106,0,0,1,0

Interessante lembrar que houve uma versão residencial mais antiga, chamada da "Model 34", e outra anterior, para cinema. Basicamente a mesma caixa, que foi comercializada pela JBL com o nome 4530 até os anos 80.

Nos "velhos" tempos (bom, nem tão velhos assim...) fiz várias dessas (model 34, full range) para pequenas instalações fixas de som mecânico e até ao vivo, neste caso em ambientes de bom tamanho onde havia música tipo 'voz e violão' e semelhante: o som cheio agradava bastante! Em PA maior, como caixa de grave, não dá - mas há quem goste, e tem utilidade nos "sound systems" e nas "radiolas". Já a versão para 18" é ótima para amplificadores de baixo para quem toca reggae e música latina.

Serviço Audio List

Seu navegador não suporta Javascript ou ele não está ativado.
Por favor, ative-o para poder desfrutar de todos os recursos do forum.
Clique AQUI para saber como fazer.

Alberto Portela

Sex 19 Out 07 10:36

Na verdade essa 1/4 de quad tem a rampa menor que a 4530, mas no resto ela
é identica. Pelo que eu sei, esta caixa é derivada de uma antiga caixa para
PA chamada Quad : eram quatro altofalantes de 15 montados numa caixa só, que tinha o desenho parecido com duas 4520 deitadas e agrupadas, com as rampas menores. Aí o pessoal adaptou por causa do peso e fez a 1/2 quad e a
1/4 de quad. O cara que montou elas na época  me disse que o projeto foi feito por um engenheiro brasileiro, baseado nas JBL

carlos j costa

Sex 19 Out 07 11:37

ola boa tarde qual seria o desenho desta caixa 1/4 quad seria a tobogan sem a corneta, como seriam as medidas.

Alberto Portela

Sex 19 Out 07 13:00

Ela tem a rampa, mas o comprimento é menor que a 4530. No meu modelo, não tem a madeira curva( tem gente que faz com a rampa curva, mas não é original ). Ao invés disso tem uma madeira reta no lugar da curva, como a w-horn ou a j-horn.
Eu não tenho o projeto dela, teria que  tirar o falante,medir e desenhar

Serviço Audio List

Edu Silva

Administrador

Sex 19 Out 07 20:40
JBL 4520 e 4530

Nem vale a pena.    Já ouví umas feitas aqui, e a original ganha fácil. Não sei se eram mesmo as 1/4 quad, mas a descrição confere. O pessoal usava porque era menor, mais barata e fácil de fazer e transportar, mas o grave era inferior.

Alberto Portela escreveu:
O cara que montou elas na época  me disse que o projeto foi feito por um engenheiro brasileiro, baseado nas JBL

O projeto das 4520 e 4530, datado do início dos anos 50, é do grande Bart Locanthi (então na JBL) a pedido da Ampex para uso em cinemas. Chamavam-se respectivamente D55 e D43. Eu confiaria mais no original que nessas adaptações...  

Citação:
Aí o pessoal adaptou por causa do peso e fez a 1/2 quad e a
1/4 de quad.

Não basta dividir no meio uma corneta com dois falantes, para ter uma com um só. Por exemplo, as dimensões da 4520 original (incluindo os pés) são 1276 x 908 x 756 mm e da 4530 são 1213 x 603 x 603 mm. De fato, uma 4520 "fala" um pouco mais que duas 4520, por ser mais profunda (corneta mais longa).

Nessa página do antigo site ainda há uns desenhos com as dimensões:

http://audiolist.org/siteantigo/caixas.html

O fato é que, apesar de antigas, ainda têm seu lugar - desde que você não tenha de carregar uma nas costas...

Alberto Portela

Sáb 20 Out 07 07:35

Essas 1/4 de quad não são nenhuma maravilha, mas com falantes pesados, em
ambientes fechados,elas tocam direitinho. Para PA tem que montar pelo menos quatro. Em lugar aberto só se você empilhar no mínimo 16.Já fiz festival de rock com 16 delas,numa quadra dupla de futebol de salão, e rolou muito bem, até me surpreendeu. A verdade é que existem vários modelos "adaptados" dessa caixa, cada um faz de um jeito, coloca um altofalante qualquer e aí já viu... A principal vantagem dela realmente é o peso: muito fácil de carregar...

Álvaro JR

Sáb 20 Out 07 19:27

bele.

com todo o respeito, o formiga prefere carregar (pra sonoriar duas quadras, fique bem claro), 4 caixas e alto rendimento e alto peso, que 16 caixas vai vai vai...
aliás na ponta do lápiz, mais vale eficiência, do que peso.

Alberto Portela

Dom 21 Out 07 09:07

Experimenta fazer um baile funk  usando quatro caixas de alto rendimento.
Na época desse show de rock eu tinha uma equipe de música mecanica (funk) e
era o material que eu tinha nas mãos. Deu certo ? Me virei nos 30 , aluguei
o equipamento de palco e consegui ganhar meu suado  dinheirinho. E a produção elogiou meu trabalho. È claro que quatro whorn por exemplo dariam
conta do recado. Eu mesmo, antes de ter esse equipamento,  trabalhava com quatro whorn. Comprar um equipamento de som todo projetado, com caixas
e falantes originais,amplificadores de acordo com as caixas, periféricos de acordo com os amplificadores é o sonho de todo mundo que trabalha com som, agora a realidade é bem diferente. Como eu também já vi gente com um equipamento todo novo, caixas w-horn zero, powers studio r, etc, perder feio para outro equipamento com uma porção de caixas projeto disco 15 tonos, porque o técnico de som não soube equalizar direito o sistema.

giorgio henrique de assis

Sáb 17 Nov 07 15:21
caixa jbl 4530 (tobogã)

ola listeiros!
bom nessa semana tive uma experiencia legal!!!!
um amigo tem 12 (tobogã) 6 para cada lado , entao sugeri que fizessemos os ajustes de delay, resposta de freq. etc..., entao colocamos uma ao lado da outra como ja sabiamos qual era o rendimento ficamos quietos, bom tentei colocar uma sobre a outra de cabeça para baixo, nao tive melhora entao eu disse vamos deita-las e colocar falante com falante e as outras em cima do mesmo jeito, foi ai que vimos a grande melhora no spl.
 fizemos 2 shows nesse feriado, os caras elogiaram os graves e sistema, mas quando falei que era tobogã os dois tecnicos me olharam rapido e disse que nao acreditavam, entao eles forao bem pertinho da caixa e olharam e viram
que realmente eram. hihihi
 entao e isso. abs!    outra coisa os falantes das caixas sao de 18"..

Alexandre equip é o bicho

Ter 20 Nov 07 10:03

Aqui perto, tem um conhecido que usa 8 caixas dessas com falante de 18 e impressiona! Tudo bem que eu só ouvi as caixas com forró eletrônico, já que o baixo dos teclados ajuda e muito! Mas é uma cacetada de som! Uma vez ví o falante que ele usa: e para meu espanto... Expander de 18!!!!
As vezes a invencionice da certo, ou não?
Ah o power é um thunder light AP 2000!!!

sahid

Ter 12 Fev 08 18:01
Super scoop e mini scoop

Ola galera, gostaria de saber um pouco mais desta caixa que olhando pela internet encontrei, a algum tempo no forum do site speakerplans.com, porem tive um pouco de dificuldade por não dominar totalmente o inglês...
Pelo que vi e li achei bem interessante esta caixa, consegue bons graves e tem uma boa sensbilidade no entanto tem um vale se NÃO ME ENGANO por volta dos 80 hz.
Sei que a super scoop é uma corneta dobrada e utiliza 1/4 de onda porem gostaria de saber mais sobre ela, tudo o que puder, formulas, dicas, teorias... tudo principalmente sobre a mini scoop que tambem consegue graves muito bons só que é bem menor, mas não sei se é também uma corneta e se for acredito que não utilize 1/4 de onda devido o tamanho.
Acredito que esta caixa seja do interesse de muitos aqui por se tratar de uma corneta eficiente de graves (falo de acordo com o que li).
Neste forum já vi um projeto desta mesma caixa para 1 falante de 15".
Bom galera, é isso ai, se algum puder me ajudar, principalmente com a mini scoop agradeceria muito pois não consegui achar nada muito alem disso em outros lugares.
Agradeço desde já.

Edu Silva

Administrador

Qua 13 Fev 08 12:16

Oi

Essas?

http://speakerplans.com/index.php?id=18superscooper

As "scoop" são cornetas de carregamento traseiro ()rear loaded horns, quase tubos ressonantes, como as conhecidísimas 4520/4530:

http://audiolist.org/siteantigo/caixas.html

P.S: da próxima vez que comentar sobre uma caixa que viu por aí, mande um link direto, para que saibamos de que está falando.

AllanZMN

Qui 18 Mar 10 15:03
Sooper Scooper (SpeakerPlans)

Pretendo construir 4 Sooper Scoop com alto falantes de 18, conforme o projeto da SpeakerPlans.com (http://www.speakerplans.com/index.php?id=18superscooper). A pergunta é, qual alto falante nacional eu posso usar sem fazer alteração em medidas do projeto? Eu não tenho conhecimento de acustica e não sei o que levar em consideração e como calcular o que for necessario.

Alem disso, o site tem todas as medidas detalhadas e fica mais facil para pessoa que vai fazer.

Obrigado!

Fernando Roberto

Qua 31 Mar 10 02:59

O que você pode fazer é pegar os parâmetros do alto-falante que é indicado para a referida caixa e procurar um que se aproxime ao máximo desses parâmetros. Não vai ficar no rendimento da original mais acho que dá para chegar nuns 80%. Particularmente montaria uma mais eficiente como WHorn ou até mesmo T-18.

Página 1 de 1
Compartilhe