Sáb 15 Abr 06 18:04
Eletretos para acordeon / sanfona
Olá pessoal!!!
será que alguem poderia me mandar um esquema aí com um pré para eletreto. Pretendo usar em um acordon, já vi alguns aqui mesmo na lista mas muitas vezes alguém coloca uma dúvida e então não sei qual seria o melhor!
Pretendo colocar tres capsulas no teclado e duas nos baixos , um potenciometro pra cada lado e um circuito para todas as capsulas, as capsulas nao sao modificadas e se possível queria um esquema stéreo, alguem comentou comigo que existe um que a saída é um cabo p10 mas os sinais ´são separados, um sinal sai o teclado e outro dos baixos, assim usa-se somente um canal na mesa e pode se ter melhor equalização!
Outra coisa! Quais as diferenças existentes nos CIs, ja vi LM386, BC549, 548 e 547 e ainda não entendi !
obrigado
Edu Silva
Ter 18 Abr 06 12:43
Oi
Fabiano Santana escreveu:
será que alguem poderia me mandar um esquema aí com um pré para eletreto.
Qualquer pré "genérico" para eletreto como esses mostrados serve para acordeon. Na página linkada acima há um tópico justamente sobre isso.
E nenhum deles é "o melhor": todos são bons, você escolhe de acordo com sua necessidade. O "segredo" de uma boa captação é o posicionamento dos microfones: é preciso experimentar muito, até chegar nos pontos certos onde há boa captação de todas as notas e sem ruído do ar.
Um site legal, onde você pode ver exemplos de onde instalar as cápsulas:
Qui 29 Mar 07 16:08
Eletrificação de Acordeon / Sanfona - Eletreto e Sistema
Ola. Sou acordeonista e já sofro com a falta de qualidade nas eletrificações de acordeon a cerca de 8 anos, até que resolvi fazer eu mesmo a minha eletrificação, a fim de baratear os custos e aumentar a qualidade e talvez chegar ao desejado.
Daí começou o meu suplício. Já estou correndo atrás de projetos e pessoas que entendem do assunto há mais de 6 meses, a fim de que eu possa montar o meu próprio sistema de eletrificação de acordeons, entretanto, não venho logrando êxito.
Depois de muito sacrifício, consegui descobrir esse tipo de instalação adiante:
Entretanto, a partir daí, o que deveria ser uma cabeça fria, ao contrário, começou a minha dor de cabeça.
Depois do sistema pronto, e instalado no acordeon, tudo bem dividido, para não haver perda de som de nenhuma nota, fui testa-lo, doido pra fazer sucesso, entretanto, quando eu dava qualquer puxadinha no fole, a distorção reinava, e não era distorçãozinha não, era daquela de rasgar os alto-falantes.
Pensei... deve ser por falta de um filtro!!! Não era, coloquei mais de 10 tipos de filtros diferentes e em locais diferentes. Nada serviu. Continuou a distorção.
Pensei novamente: deve ser porque os microfones estão voltados para o lado que sai o som (o que não era pra ter nada a ver, visto que o sisteminha acima já era pra diminuir essa distorção). Daí, tirei, botei, subi, desci, a instalação toda, todos os microfones, virei de costa, de banda, de lado, tudo, mas nada modificou a distorção. Bem verdade que após algumas mudanças, como virar os microfones para o lado, a distorção diminuiu um pouco, cerca de 20%, mas a qualidade sonora também.
Daí, após todo esse transtorno resolvi DESISTIR e pedir ajuda a quem realmente entende.
Gostaria de um sistema de eletrificação profissional, que me ajudasse nos shows que faço, de forró pé de serra, bem como nas gravações, ao vivo.
Queria, por oportuno, informar que não entendo praticamente nada de eletrônica, só estou tentando aprender para montar o meu sistema de eletrificação, mas, gostaria que todos tivessem paciência e se pudessem me ajudar e até desenhar projetos mais fáceis de entender, como esse que fiz, pois os que estão aqui postados eu não entendo, ficaria muito grato.
Certo do atendimento aos meus pleitos ora formulados, ponho-me ao inteiro dispor para dirimir quaisquer possíveis dúvidas que por ventura venham a surgir, desde já agradecendo a atenção dispensada à minha pessoa.
Por fim, completando o que já tinha perguntado, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a fazer um sistema que tenha equalização e volume independentes, nos baixos e nas teclas do acordeon, tudo com base no supracitado. Fico muito grato.
O meu maior problema são as distorções que estão dando no som. Até com as cápsulas do lado de fora do PC eles estão distorcendo. Esse é o problema.
O que preciso, como solicitado no post acima, é de informações sobre como acabar com as distorções no acordeon, assim como um sistema de eletrificação, se possível, que tenha controladores de volume, agudos e graves, independentes, que eu mesmo possa montar, logo, sendo simples.
Entrei no tópico inidicado pelo Edu e verifiquei a seguinte postagem:
Citação:
Um sistema simplificado de captação do som do acordeom
É com grande satisfação que venho compartilhar conhecimento com todos vocês!!!
Através das fantásticas dicas do pessoal do audiolist (diga-se de passagem que é a melhor lista de discussão do áudio que conheço, http://audiolist.cjb.net ) aprendi a construir um pré-amp para acordeom, simples de montar, com baixo investimento e um resultado que agradou aos meus ouvidos e ouvintes...
O sistema consiste em alimentar cápsulas de eletretos (aquelas que encontramos em aparelhos de telefone) através de uma fonte de 12 volts (dessas fontes baratas que encontramos no comércio ambulante) ou bateria de 9 volts, a fim de levar até o amp ou a mesa de som sinal do acordeom de forma limpa (sem ruídos, ou distorções) e equilibrada (teclas e baixaria com mesmo nível de sinal).
Convém informá-los que antes de utilizar esse sistema, fiz testes com bobinas de microfones instalada dentro da caixa do fole do instrumento e os resultados não atenderam às expectativas quando à captação do sinal do instrumento.
À seguir as etapas para instalação e utilização do sistema
Instalação dos eletretos
Em linhas gerais faço a instalação de 5 eletretos no acordeom, 3 na região de saída de som do teclado, por dentro da tampa das articulações das teclas e 2 na região de saída de som da baixaria.
Ligo cada conjunto de cápsulas em um potenciômetro, para controle de sensibilidade "volume" da baixaria e do teclado, respectivamente.
Os 2 potenciômetros ligo a um conector P10 (TRS) não balanceado.
As capsulas procuro instalá-las de forma que se distribuam uniformemente ao longo da extensão do teclado e dos baixos, respectivamente, garantindo assim uniformidade nos níveis de sinal em todo o instrumento.
Pronto! No acordeom o sistema já está instalado. Agora é necessário montar o pré-amp para "excitar" os eletretos...
Construção do pré-amp
Utilizando uma carcaça de Mouse monto todos os componentes (ver a figura, ela fala por si só) alí dentro e dou um toque pessoal, pintando o mouse e colocando emblemas para sinalizar as conecções (IN, OUT, 12V DC, etc...).
Pronto!!! É só conectar os cabos (IN - do acordeom para o pré-amp, OUT - do pré-amp para a mesa e 12VDC - a fonte de energia) e sair tocando seu acordeom.
Forte abraço,
Alexandre Correia
Acontece, amigos, que após toda a confecção do pré-amp, fui testa-lo, claro, e ao conectar um microfone de eletreto na sua entrada, verifiquei que os potenciômetros que ficam em cima do mouse, os 2 tones, não funcionam corretamente.
Um deles aumenta o volume, mas de uma vez, não gradativo, ou seja, não está controlando o volume, como acredito que era pra ser, enquanto que o outro, não serve pra nada, e quando é ativado, se abrir todo o seu volume anula o som, ou seja, o som para de sair.
Então eu gostaria de uma dica, pra saber o que poderia estar ocorrendo no meu projeto.
Informo que fiz todas as ligações da mesma forma que está acima, como informado no tópico, pelo amigo.
Gostaria ainda de dizer que, para testar, só fiz a ligação de um microfone de eletreto diretamente na entrada do pré, apenas um mic., sem potenciômetro de volume nele, ou qualquer outra coisa. Isso pode ter prejudicado???
Por isso aguardo uma ajuda de vocês. Valeu.
Anderson Figueirêdo
Seg 04 Jun 07 14:49
Olá.
Amigos, fiz uma pergunta anterior mas não obtive resposta ainda, entretanto, quando a fiz não tinha instalado completamente o sistema demonstrado, entretanto, agora já está instalado, por isso tenho novos problemas.
Veja bem:
Após instalar os 5 microfones no acordeon, 2 nos baixos e 3 nas teclas, com dois pots de volume, um para cada área do acordeon, conforme ilustrado na minha pergunta anterior, ainda continuei com problemas.
Vale acrescentar, que também construí um pré-amp, conforme ilustrado na mesma mensagem, este adaptado em um mouse, tudo igualzinho ao determinado.
No entanto, tenho os seguintes problemas:
1. Os controles de volume que ficam no acordeon, não funcionam, ou seja, não estão controlando os volumes como era pra ser, não tem independência, se eu abrir um, os dois abrem, e mais, se eu abrir os dois até o fim, o som para de sair, como se um anulasse o outro.
Além do que, os controles de volume não têm sensibilidade, quando abre qualquer coisa ele já abre o volume todo, praticamente não tem serventia.
2. Já no pré-amp, acontece a mesma coisa, se os volumes forem abertos um anula o outro, e só um dos volumes é quem dá som no instrumento, o outro não serve pra nada, além de anular o som.
Por isso eu gostaria de uma ajuda de vocês, porque sou acordeonista profissional, e tenho um trio de forró pé de serra, e estou com a agenda cheia e precisando dessa instalação pra tocar, por isso a minha angústia, porque já tenho show sábado e domingo próximos, e todos os demais finais de semana do mês corrente.
Ficarei eternamente grato com a ajuda de qualquer amigo colaborador da nossa Audiolist.
Obrigado.
Álvaro JR
Seg 04 Jun 07 15:44
tambem...
esta tudo errado nesses esquesmas!
os pots de volume estão ligados errados e em paralelo.
os pots de tom tambem estão eletricamente sem sentido.
tente algo pelo menos assim;
Anderson Figueirêdo
Seg 04 Jun 07 18:56
Amigo Alvaro:
Agradeço demais a sua ajuda, pois não sei o que fazer pra dar certo o esquema.
Entretanto, eu suplicaria a você que me desse uma explicação mais clara, pois sou totalmente leigo em eletrônica, e se não fosse pedir muito, o que já acredito ser, mas, mesmo assim, o farei, porque é pra isso que existem pessoas como você, gostaria que você fizesse um esqueminha com desenhos que ficassem bem claros para compreender.
Sei que estou sendo chato, mas é porque não sei mesmo e como disse, estou muito necessitado.
Se você pudesse fazer um desenho com os capacitores, os fios e tudo mais, coloridinho pra diferenciar, ou pelo menos explicasse o que é cada desenho desse que você postou.
Realmente fico lhe devendo esta.
Muito obrigado mesmo.
Álvaro JR
Seg 04 Jun 07 20:30
ta bom, não chora homi sinão eu tumem choro!!!
Anderson Figueirêdo
Ter 05 Jun 07 14:20
... sem dúvidas, você me salvou agora!!!!
Muito obrigado mesmo, já não sabia mais o que fazer com essa eletrificação.
Já fiz o sistema todo, preso em uma plaquinha de plastico, que tirei de persiana, apoiada em um outro de papelão, para fazer a solda desse lado, e não derreter o plástico, só que ainda não tive tempo de instalar no acordeon, pelos seguintes motivos:
1º.: Gostaria de saber se no desenho que você fez, diga-se de passagem muito simples de entender, obrigado, aquele capacitor que você põe .22 é "ponto vinte e dois mesmo" ou é só "vinte e dois"? Porque, me disseram que quando tem um ponto na frente equivale a 220.
2º.: Os capacitores de 22uF, são de poliéster?
3º.: Gostaria de saber se eu posso fazer a ligação dos negativos dos microfones da seguinte forma:
Gostaria, ainda, de aproveitar e lhe dar uma dica que acredito e tenho certeza, que você nem vai precisar, mas é o seguinte:
Ao invés de você colocar os capacitores perto dos microfones, dentro do instrumento, pode-se fazer tudo dentro de uma patola, sendo que a fiação vai crua, ou seja, sai direto dos microfones para um plug p10 estéreo, porque aí você põe um positivo em um pino do plug, o outro positivo no outro e os dois negativos em um só e dentro da patola faz a instalação pra receber as fiações corretas. Estou fazendo assim e está ficando massa.
Outra coisa, sempre é bom colocar também uma chave LIGA/DESLIGA, e se quiser, pra ficar bem bunitinho mesmo, colocar ainda um LED, de 1,5v, com um resistor, que não sei a referência, pra ascender quando você ligar. O meu ta assim.
Acho que pode ficar bem legal.
Bem, como seu bilolinha no ramo, quando eu montar tudo irei tirar umas fotos e posto aqui pra galera se basear.
No mais, muito obrigado por tudo. falou.
Ataniel
Qui 07 Jun 07 19:59
de quanto é o resistor?
Edu Silva
Sex 08 Jun 07 11:13
Pelo código de cores do desenho (verde, azul, vermelho), são todos de 5k6 ohms.
Anderson Figueirêdo escreveu:
aquele capacitor que você põe .22 é "ponto vinte e dois mesmo" ou é só "vinte e dois"?
Se tá escrito ".22", é ".22". O que equivale a 0.22uF, 220nF ou 220kPf. As três grafias estão corretas.
Citação:
Os capacitores de 22uF, são de poliéster?
São eletrolíticos, não existem caps de poliéster com este valor (só para motores elétricos...).
Citação:
posso fazer a ligação dos negativos dos microfones da seguinte forma
OK.
Mas será ainda melhor se você revestir a caixa com uma folha de papel alumínio e usar essa folha como terra ("negativo") coletivo. Ou seja, os corpos dos potenciômetros e jacks devem fazer contato com a folha, e ela fará o mesmo papel do fio.
É como se faz em guitarras, a famosa blindagem. Ajuda a evitar ruídos de origem externa, captados da rede elétria (o tal "hum"). Veja os detalhes nesse texto:
quando eu montar tudo irei tirar umas fotos e posto aqui pra galera se basear.
Seria de grande utilidade, agradeçemos.
EdgarWesley
Seg 18 Jun 07 11:33
SM-58 + Eletreto + phantom Power
Olá amigos, estou tentando microfonar um acordeon. Testei vários esquemas que vi neste tópico e em outros da antiga audiolist. Porém não encontrei nada semelhande ao que estou precisando.
Histórico:
Depois de alguns testes, percebi que 2 cápsulas de SM58 nos baixos ficam melhores que eletretos e que no teclado os eletretos ficam indiscutivelmente melhores.
Portanto:
Pretendo instalar no acordeom um XLR que irá receber o Phantom Power da mesa para alimentar os eletretos e dar a saída, balanceada, do resultado da "mix" teclado/baixos, para a mesa.
No acordeon 1 potenciômetro para o volume do teclado e 1 potenciometro para o volume da baixaria.
No entanto, contudo:
Não entendo muito de eletrônica, mas sei operar bem um ferro de solda e se tiver um esquema eu consigo acompanhá-lo e montá-lo. Ficaria muito grato se alguém tiver um esquema desses para fornecer.
Grande Abraço
--
Anderson Figueirêdo
Seg 18 Jun 07 16:00
Eu fiz o primeiro esquema que postei aqui nesse tópico, entretanto, como dito anteriormente, ele não está funcionando como proposto.
Entretanto, montei também o segundo esquema que puseram aqui e, da mesma forma, não sai sem nenhum, entretanto, o primeiro projeto que fiz, sei o som mas não tem balanço, nem equalização, e tal.
Mas, depois de várias testes com ambos, mesmo não tendo conseguido montar o segundo projeto, que seria o melhor, tive que utilizar o primeiro mesmo, e estou fazendo shows com ele há mais de uma semana, e não tenho do que reclamar.
Está com ótima qualidade, precisando só de uma equalizaçãozinha carinhosa e pronto, os baixos ficam bem nítidos e as teclas "estralando", muito bom mesmo.
O único problema que estou tendo, é que quando me empolgo um pouco, dou uma puxada meio violenta no fole e o som distorce. Pronto, esse é o único problema que estou tendo com o som dos sistema que montei (além, claro, dos problemas que já falei, que não equaliza, não controla os volumes, e tal).
Então, amigo, não gosto do som dos SM58 dentro do instrumento, além de dar muita microfonia é muito médio e chato, sei lá.
Então, não perca tempo, pode montar esse sistema com 4 microfones nos teclados e 2 nos baixos, o som dos baixos vai depender do local onde você colocará os eletretos e não porque eles não prestam pra baixo.
Agora, estou tentando fazer funcionar o segundo esquema que fiz, pois esse sim ficou muito bom, dentro de uma patola, com interruptor de ligar/desligar, com led de indicação, quando está ligado, espaço para a bateria de 9V,também para os P10 fêmeas, tudo tudo bem disposto na patola. Ficou nota 10. Falta só funcionar.
Estou batalhando pra isso. Assim como procurando os cabos do meu celular pra colocar as fotos aqui, pra der uma ideia melhor. falou.