São cerca de 4 mega, demora um pouco para baixar. Algumas folhas devem ser impressas em tamanho A3 (grande) para facilitar a leitura.
Quem tiver mais esquemas Gradiente e quiser compartilhar conosco, basta clicar em "responder" e anexar o arquivo. Ou se preferir, pode tirar cópias Xerox e enviar para o endereço na mensagem abaixo:
Caro Edú,
Possuo o esquema do Receiver Gradiente mod. STR 1250 e o manual do toca-discos D-20 além de outros materiais. Estou providenciando o envio para o endereço que você me forneceu. Aguarde!!!!!
Emerson Prado
Ter 07 Nov 06 22:44
Esquema e dúvida receiver Gradiente DS-40
Olá lista,
Tenho um receiver deste (que meu pai ia jogar fora...), que está agora com um primo meu. Ele está muito baleado (o receiver ) e eu gostaria de alguma ajuda nestas questões:
1.Alguém tem ou sabe onde encontrar o esquema deste aparelho?
2.O FM está com um defeito esquisito: ao sintonizar uma estação, a recepção é boa, até que se chegue na frequência exata da estação, onde o áudio some. Por mais que se aumente o volume, só dá pra ouvir zumbido. Pensei que pudesse ser algo com o circuito de muting, ou até a fonte do rádio. Alguém tem alguma dica?
Valeu e abraços!
Marcos Lopes
Qua 08 Nov 06 13:52
Emerson,
Eu tenho um Spect 87 com o mesmo problema. Já comentaram em outra Lista que o problema no FM quase sempre é causado pelo CI de freqüência intermediária - CA3089 / CA3189.
O Spect 87 e o RS 343 possuem os circuitos de FM bem parecidos. Acredito que o seu modelo, que também é um tuner digital, não seja tão diferente.
Quanto à datasheet do 3189 é fácil encontrar na internet.
Serviço Audio List
José Pimenta
Seg 08 Jan 07 11:36
Manutenção em Gradiente AVR 3.0
Pessoal
Alguem tem o manual do receiver Gradiente AVR 3.0
Esta com o seguinte problema, no painel indica tudo AUX, FM a sintonia faz procura , mas não sintoniza nada e não tem audio algum, aparenta que o micro não controla nada ou envia os comandos mas o resto do aparelho não responde.
Retirei todos os cis da linha de data e clock do micro, deixando apenas o ci TC 9164 que comuta a entrada aux e outras, injetei sinal no pino de entrada aux, mas o sinal não sai no pino de saida do ci, tano o tc9164 como os outros não mudam de estado quando mudo as funções no painel, alguém pode me ajudar?
Na etapa de potencia está faltando um ci VC5022-2, não encontrei quase nada na net sobre o mesmo, encontrei num forum dizendo para substituir por 2 diodos e um trimpot, não deu para entender direito, me parece que tá em russo ou alemão, se souberem onde vende ou alguma modificação para eliminar o mesmo,Se não tiver jeito, estou pensando em montar o estagio de potencia da 200M da staner para substituir os horiginais, tanto o horiginal quanto o da 200M trabalham com +-50V na fonte (pico), a unica dúvida é se o trafo do receiver vai aguentar.
Desde já muito obrigado
É um CI de origem japonesa, encontrado em aparelhos da JVC e de outras marcas que utilizam sua tecnologia, como a Gradiente. Aqui no Brasil, você pode encontrar nas assistências autorizadas. Siga estes links:
Além disso, no Mercado Livre vira e mexe aparecem peças de reposição para equipamentos, vale a pena dar uma olhada. Se não achar, você pode deixar seu email no "mercado alerta", e eles te avisam quando aparecer.
Citação:
estou pensando em montar o estagio de potencia da 200M da staner para substituir os horiginais
Aaaargh!! Não mate seu receiver, use algum bom CI amplificador que trabalhe com essa tensão:
Já pedi com eles o manual de serviço e o esquema na terça, estou esperando chegar, quanto ao ci, depois de colocar o bicho pra funcionar, vou procurar nas autorizadas da Gradiente como falou, muito obrigado.
Lucas Rettore
Qua 14 Mar 07 17:45
Como identificar os estagios do receiver
Olá pessoal,
Sou bem novo nessa área de eletrônica de audio...apesar de ter me formado em Eng. Eletrônica em Dezembro passado(2006), não tenho noção nenhuma na área(de audio), então gostaria de pedir a ajuda de vocês para identificar(se não for pedir muito) os estágios desse receiver S-95 da gradiente. Pretendo comprar vários livros sobre o assunto, mas como estou desempregado por enquanto, estou estudando sozinho com pesquisas pela internet.
O motivo do estudo desse equipamento em específico se deve ao fato de possuí-lo, e o mesmo estar com o canal esquerdo sem funcionar. Desta forma, gostaria de tentar repará-lo, aprendendo um pouco ao mesmo tempo
Pois bem, o estágio de de phono identifiquei facilmente. Gostaria de saber até que ponto vai o estágio de pré, e quais vem posteriormente.
Agora quanto ao defeito:
Testei todos os transistores, de ambos os canais, e estão bons(não esquentam também), bem como as chaves seletoras. Como teste, liguei diretamente o fio da entrada auxiliar(ligo o mesmo fio) nos CIs 3080. Quando ligo no canal que funciona o som sai normal,um pouco alto e com um pouco de ruído(mas isto deve ser normal, pois não há atenuação nem desacoplamento, correto?), mas quando ligo no CI do canal que não funciona o som sai bem baixinho no falante do canal que funciona. Verificando a tensão de saída sem sinal nenhum aplicado, no canal que funciona obtenho 3mV e no que não funciona em torno de 8mV. O interesante é que está diferença de tensão também se encontra nos pinos 2 e 3 dos CIs3080(Canal que funciona pinos 2 e 3-> 2,6mV, canal que não funciona pinos 2 e 3-> 8mV). O defeito pode estar aí? No esquema tem o potenciometro de ajuste de bias, correto? Cabe algum ajuste? Como? Conferi neste link algo sobre o assunto:
Olá,
Esta tensão sem sinal está bem baixa, não está aí o problema.
A primeira coisa é checar o fusível. Se estiver queimado, troque e teste. Se não queimar mais, o primeiro queimou por mau uso do amplificador e você pode ser feliz. Se queimar de novo, encontre o problema antes de trocar novamente.
Se todos os transistores estão bons, confira se há tensão de polarização neles, algo como 0,6 a 0,8V entre a base e o emissor de cada um. Se tiver muito mais ou menos que isso, siga as tensões de polarização, pode haver um resistor queimado, um capacitor em curto ou uma solda fria.
Ao injetar sinais direto no 3080, use sempre o pino 2. Mas prefira injetar no potenciômetro de volume, assim você evita sustos.
Injete qualquer coisa e veja se a tensão DC na saída muda bastante. Se sim, provavelmente é problema na etapa de saída, composta por T104 a 107 e PCI 112c (este último deve estar no dissipador).
Vá atrás de um injetor e seguidor de sinais.
Abraços,
Lucas Rettore
Qui 15 Mar 07 15:41
Obrigado pela ajuda Emerson,
Então os fusíveis estavam bons, mas já descobri o problema, era o BC548 da PCI 122, aproveitei e troquei os trimpots originais, que ao inves dos 10k estavam ambos com o valor de 8,5K. Agora o valor da saida sem sinal fica 8,5mV e 11mV. Estão bons estes níveis, é preciso deixar ambos iguais?
O que seria mau uso do aparelho? Usar caixas com impedância mais baixa?
Obrigado
Emerson Prado
Qui 15 Mar 07 17:27
Olá,
Legal, agora você tem um BOM receiver funcionando!
A tensão CC da saída sem sinal deve ser o mais próxima possível de 0V, não importa se tem diferença de um canal para o outro. Isto é o offset.
Mas o bias (polarização) é o mais importante. Os trimpots R137 e R237 ajustam a corrente de repouso dos transístores de saída, e esta corrente é crítica. Ache os pontos de teste nos resistores R142 e R143 (na placa, haverão pinos bem visíveis), e ajuste o R137 acompanhando a tensão entre estes pontos. Ajuste, deixe uns 5min em repouso (sempre sem sinal) e veja a tensão. Não está escrito no esquema, mas acho que eu tenho o valor certo em casa (também tenho um S-95), se achar eu mando. Repita a operação para o canal direito.
Mau uso é usar falantes/caixas/associações com impedância muito baixa, ouvir com o volume alto demais (perto do ponto de saturação ou acima da capacidade dos falantes), deixar os fios dos falantes entrarem em curto ou qualquer outra coisa que exagere a corrente de saída.
Abraços
Antonio Marcos
Sex 23 Mar 07 13:48
AII-
HII-
CX-II
P-II
Leonardo Grecchi
Seg 18 Jun 07 12:53
Mui grato pela informação.
Estou escolhendo entre 2 aparelhos p/ conserto: este pr4080 e um s95. Me falaram que os aparelhos c/ darlington são melhores. Mas sei que o compoente é mais caro. Gostaria de saber se o Gradiente s95 também é darlington e se o que escrevi é lenda.
Um abraço
Edu Silva
Ter 19 Jun 07 10:19
Gradiente Model 900 / S95
Oi
Não há vantagem em usar transístores darlington, além da facilidade na montagem (são dois transístores num só). E nem são caros, na última vez paguei uns 3 reais, se não me engano.
A seção de potência do Gradiente S95 (o mesmo M900, só muda o painel) não tem darlingtons, mas sua topologia também não é corriqueira. Usa um CI do tipo CA3080 (amplificador operacional de transcondutância) excitando os transistores de saida RCA3055, e foi inspirada numa nota de aplicação da RCA.
Já ouví os dois (PR4080 e Model 900), embora nunca lado a lado para comparar. Aparentemente, o Gradiente tem melhores graves, mas é difícil dizer. Se quiser ficar com um deles, sugiro o Polyvox, pelo melhor acabamento e pelo equalizador de 5 bandas, que valoriza o aparelho.
E eis o esquema do S95 / Model 900, também em tamanho A3:
Leonardo Grecchi
Ter 19 Jun 07 12:20
S95
Caro Edú: Acredito que os recursos do 4080 tragam mais benefícios do que o s95. Já tive um 4250 e me desfiz para ficar c/ o philips 749. Na época o técnico falou que o darlington do 749 custou R$25,00 (a +/- 2 anos). Achei caro, mas também nunca desconfiei dele.
Obrigado pelas dicas e parabéns pela paciência de responder a todos (leigos, curiosos e masters), passando os seus conhecimentos. Pena que você não é do RJ!!!